Ômega 3

Ômega 3

APRESENTAÇÃO

Os principais ácidos graxos da série ômega 3 são o ácido ALA (C18:3), de origem vegetal (soja, canola e linhaça), e os ácidos EPA (C20:5) e DHA (C22:6), provenientes de peixes e crustáceos de águas muito frias dos oceanos Pacífico e Ártico. EPA e DHA também podem ser obtidos por ação enzimática de dessaturases e elongases sobre o ALA, que é um ácido graxo essencial e apresenta recomendação de consumo pelas Dietary Reference Intakes (DRIs), que pode ser alcançada pela ingestão moderada de óleo de soja ou canola.A conversão de ALA em EPA e DHA é limitada e sofre interferência de fatores fisiológicos e externos. EPA e DHA estão associados à proteção cardiovascular, por redução de marcadores inflamatórios e da agregação plaquetária, melhora da função endotelial, redução da trigliceridemia por diminuição  da lipogênese hepática e da enzima lipoproteína lipase (LPL)1,2,3.

ÔMEGA 3: DEPRESSÃO & ANSIEDADE

A baixa ingestão de ácidos graxos poli-insaturados w-3 pode predispor certos indivíduos a depressão e ansiedade4,  uma revisão sistemática incluiu 6 estudos com 4.605 pacientes idosos e demonstrou que a suplementação com 1.3g/d de w-3 é uma estratégia eficaz no tratamento de pacientes idosos com depressão leve e moderada5.

ÔMEGA 3, mTOR & SARCOPENIA

A suplementação com w-3, derivado de óleo de peixe, possui efeitos anabólicos como a ativação da proteína-alvo da rampamicina em mamíferos (mTOR) e da proteína ribossomal p70s6k6, levando ao aumento da síntese proteica muscular. Essa condição pode ser uma importante terapia em adultos que apresentam sarcopenia, pois promoveria o retardo no declínio da massa muscular, aumentando a força e mantendo a independência física7.

ÔMEGA 3 & GESTAÇÃO

Uma recente revisão de 70 ensaios controlado randomizados envolvendo 19.927 mulheres com baixo, misto ou alto risco de gestação demonstrou que o nascimento prematuro ≤ 37 semanas foram reduzidos em mulheres que receberam w-3 comparado com nenhum w-3.Houve um risco reduzido de morte perinatal, internação neonatal e um risco reduzido de bebês com baixo peso8.

Suplementação com w-3 durante a gestação e amamentação pode diminuir a incidência de alergias nos bebês, fato que se relaciona com a função anti-inflamatória que apresenta9.

CURIOSIDADE: Os ácidos graxos poli-insaturados ômega (w-3) foram descobertos em 1929 por George Burr e Mildred Burr. Você sabia que no cérebro humano o DHA é responsável por 10 a 15% do total de ácidos graxos?

 

Referências:

  1. André Arpad Faludi et al. Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose – 2017. Arq. Bras. Cardiol. 109, 1–76 (2017).
  2. Origin, T. & Investigators, T. n–3 Fatty Acids and Cardiovascular Outcomes in Patients with Dysglycemia. N. Engl. J. Med. 367, 309–318 (2012).
  3. Ito, M. K. Long-chain omega-3 fatty acids, fibrates and niacin as therapeutic options in the treatment of hypertriglyceridemia: A review of the literature. Atherosclerosis 242, 647–656 (2015).
  4. Larrieu, T. & Layé, S. Food for mood: Relevance of nutritional omega-3 fatty acids for depression and anxiety. Front. Physiol. 9, 1–15 (2018).
  5. Bae, J. H. & Kim, G. Systematic review and meta-analysis of omega-3-fatty acids in elderly patients with depression. Nutr. Res. 50, 1–9 (2018).
  6. Smith, G. I. The Effects of Dietary Omega-3s on Muscle Composition and Quality in Older Adults. Curr Nutr Rep. 5, 99–105 (2016).
  7. Stella, A. B., Cappellari, G. G., Barazzoni, R. & Zanetti, M. Update on the impact of omega 3 fatty acids on inflammation, insulin resistance and sarcopenia: A review. Int. J. Mol. Sci. 19, (2018).
  8. Middleton, P. et al. Omega-3 fatty acid addition during pregnancy ( Review ). Cochrane Database Syst Rev. 15, (2018).
  9. Block, R., Mousa, S. A. & Swanson, D. Omega-3 Fatty Acids EPA and DHA: Health Benefits Throughout Life. Adv. Nutr. An Int. Rev. J. 3, 1–7 (2012).

Rodrigo Loschi - Nutricionista

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